sexta-feira, 31 de julho de 2020

Passa ou Repassa

Passa ou Repassa, o programa que virou cd dance

E mais um programa de TV que virou cd. O programa Passa ou Repassa fez muito sucesso nos anos 90. Para mim, a melhor fase do programa foi em 1995, quando era presentado pela Angélica. Na abertura do programa tocava J.K - You & I e no encerramento tocava Fun Force - Se fue. Durante as apresentações das provas que as equipes tinham que fazer, sempre tocava um dance da época para dar uma animada. Em 1996, o programa passou a ser apresentado por Celso Portiolli. Foi aí que resolveram lançar a coletânica Passa ou Repassa. O cd contém 14 faixas com sucessos da época e algums covers.

Na capa do cd, aparece a tão famosa prova torta na cara. Celso Portiolli aparece no lado esquerdo da capa. O cd foi lançado pela Fieldzz.



Eu não tive o cd físico, somente o arquivo em mp3. As imagens das capas peguei pela internet.

Agora vamos para o faixa a faixa:

01. D.J. Brunno feat. Jenny - Where Do You Go

É um cover do No Mercy, que estourou em 1996 com a música Where Do You Go, que já era um cover do La Bouche. Tanto o cover cantado por DJ Bruno feat. Jenny como o cover do No Mercy para essa música usam a batida Missing, muito popular em 96. Até hoje não entendo o porquê da existência desses covers paralelos dos projetos dance da época!!!! Ah, a versão original dessa música do La Bouche também é de 1996 e fazia parte do álbum Sweet Dreams, porém a música só ficou conhecida no Brasil por causa do No Mercy, que acabou incrementanto a letra dessa música com partes que não tem na versão original.

Original com La Bouche (1996)

02. Just Luis - American Pie RMX

Diretamente da terra dos cangurús para o mundo da dance music (Just Luis é australiano). Ele fez muito sucesso em 96 com a regravação de American Pie. A versão original é do cantor americano Don McLean. A versão que estourou com Just Luis não está nesse cd. A versão que está nessa coletânea usa a batida Missing, que pra mim, ficou muito legal.

original com Don McLean

03. Bandido - I Drove All Nite (Medley with Power Of The Time)

Essa versão de I Drove All Nite é de 1994, porém só em 1996 a música passou a ser executada nas rádios. Os vocais, por incrível que pareça, são da A. Gordon. Essa música já teve várias regravações: Celine Dion, Roy Orbison, Cyndi Lauper. Acho que a versão original seja da Cyndi Lauper, mas não tenho certeza. O sucesso da regravação na versão dance foi tanta que essa música saiu em várias coletâneas entre 96 e 97. Eu, particularmente, adoro essa versão (extended).

versão cantada por Cyndi Lauper 

04. D.C. Project feat. Alexa - Mary's Prayer (Extended)

Essa música é uma regravação do sucesso de Danny Wilson. Nela, o projeto DC Project usa a batida Missing, porém mais acelerada. Eu nem sabia que essa música era um cover. Me amarro nessa versão dance. A versão apresentada nessa coletânea é a extended.

original com Danny Wilson

05. Axel Force - Mission Impossible

Essa música traz o instrumental clássico de missão impossível, além de um Rapper cantando. Eu não conheço esse projeto e, por isso, não tenho muito o que falar dessa faixa.

06. Anything But The Girl - Wrong RMX

Anything But The Girl é o cover de Everything But The Girl. Os nomens confundem!!! Everything But The Girl introduziu a batida Missing no mundo da dance music. O nome dessa batida leva esse nome por causa da música Missing. Para mim, covers dessa banda não me chama atenção. Prefiro a banda original cantando. Sim, Everything But The Girl era uma banda e não um projeto!

07. Moon's Girl - Candy

É um dancezinho legal. As batidas são bem aceleradas. Aqui é um dueto cantando (um homem e uma mulher).

08. Chelle - Stand by me

Cover do clássico Stand by Me do Be a King (1961). Nos anos 90 era muito comum covers de músicas dos anos 60, 70 na versão dance.

Original com Be a King

09. Angel Dee - Release me

Cover da Angelina. A batida desse cover é praticamente a mesma da versão original, porém a voz da vocalista nem de longe se parece com a voz da Angelina. Ah, Angelina não era projeto de dance music e sim uma cantora norte americana de freestyle nascida na California.

10. Plug Ins - Wonderwall

Essa faixa é um cover da banda inglesa Oasis. Essa música (a versão original) fez muito sucesso em 1996. Plug Ins não foi o único projeto a regravar Wonderwall na versão dance, teve também a Jackie O' com cover dessa música no mesmo ano. Essa versão com a batida Ragga do Ace of Base até que ficou legal. Eu gostei.

original com Oasis

11 Angie - Killing me softly

A versão original é do Frank Sinatra. Em 1996, essa música teve duas regravações que fizeram sucesso nas rádios: uma na versão dance na voz de Regina e a outra em uma versão mais pop do grupo Fugess. A versão apresentada nessa coletânea tem uma batida muito acelerada que, na minha opinião, não combina com a música. Nessa versão, tem também um Rapper cantando. Prefiro a versão dance da Regina.

versão original

12. 4 Ties - Chirp Chirp Cheep

É um cover de Middle of the Road (1971). Na minha opinião, ficou legal.

versão original

13. Niko - Help

Cover dos Beatles. Não me agradou muito essa regravação.

A original incomparável dos Beatles

14. Outta Control - One Of Us

E se Deus fosse um de nós? Esse é o refrão da música. Essa versão dance é um cover de Joan Osborne. A música na versão original foi sucesso em 1996. Com o cover cantado por Outta Control o resultado não foi diferente. Essa versão dance saiu em várias coletâneas da época. Ficou muito bom!

original com Joan Osborne

Para baixar o cd, clique no botão abaixo. 




Segue o link do cd no youtube, caso queira ouvir o cd sem baixar. Às vezes, por direitos autorais, algumas faixas são removidas do youtube e ficam mudas durante a execução do vídeo.



Nota 8,3 para esse cd.

E você? Conhecia essa coletânea? O que achou do repertório? Deixe um comentário!

5 comentários:

  1. Muito obrigado por seu comentário. Eu não sabia que wonderwall tinha outras versões dance. Dei uma conferida e gostei dessa versão que você citou. Só conheço mesmo as versões que tocaram nas rádios.

    ResponderExcluir

  2. Amigo gostaria de saber a senha para extrair os arquivos. desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É só me enviar um e-mail que te envio a senha: jorgeluizjlc@gmail.com

      Excluir

HOT 97 vol.6

 Hot Nine Seven Techno O volume 6 da coletânea HOT 97 foi intitulado de Techno. Esse CD foi lançado em 1997, época em que o Techno estava em...