segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Disco 96

 E na sequência, Disco 96


Como na última postagem falamos sobre a coletânea Disco 95, agora vamos abordar o lançamento seguinte, Disco 96. Essa coletânea, apesar do nome, foi lançada mesmo em dezembro de 95. Os sucessos nessa coletânea remetem ao ano de 1995. Deveria se chamar Disco 95 vol. 2, mas tudo bem, pois algumas faixas como Sexy Eyes (Whigfield), El Tiburon (Los Locos) e Macarena (Carlos Oliva & Los Sobrinos) também foram sucesso em 96. A coletânea Disco 96 foi lançada em LP, K7 e CD pela Som Livre e contava com 14 faixas. A capa trazia uma mulher com uma saia curtinha segurando uma pluma.



Tanto a capa como a contra capa mostradas nesse blog são da versão lançada em CD.

E vamos ao faixa a faixa:

01 Jamiroquai - Space Cowboy  

Eles são uma banda britânica, e não um cantor solo como eu pensava. O vocalista é o cantor Jay Kay e a banda foi formada em 1992. A música Space Cowboy foi sucesso no ano de 95. Não chega a ser um dance com batidão. É uma música mais pop. Nessa coletânea, a música está na versão extended (7:49 mim).

02 Whigfield - Sexy Eyes

Whigfield foi a "cantora" queridinha no mundo dance dos anos 90. Suas músicas foram muito executadas nas rádios. A loira é mesmo atraente e tem presença de palco. Na verdade, os vocais nas músicas de Whigfield dos anos 90 pertencem a A. Gordon. Pra mim, foi decepcionante ter sido enganado. A Eurodance tinha essas maracutaias em seus projetos. Uma modelo cedia a imagem e uma cantora de estúdio emprestava a voz para o projeto. No Whigfield temos Sannie Carlson como imagem e A. Gordon com a voz. Para entender melhor a polêmica, deixo um link abaixo. Que bom que na internet tem toda a verdade sobre esses projetos desonestos! Mesmo assim, gosto das músicas de Whigfield na voz de A. Gordon, assim como gosto das músicas que a Sannie Carlson canta com a própria voz já nos anos 2000 em diante em outros projetos.

Polêmica da cantora Whigfield

03 N. Trance - Stayn' Alive

O N Trance é um grupo britânico que faz covers de músicas de sucesso dos anos 70 usando samples das músicas originais. Stayn' Alive é um sucesso dos Bee Gees de 1977. O que o grupo N Trance fazia era dar uma nova versão às músicas, incluindo partes que não existiam nas versões originais, assim como usavam samples das versões originais em suas regravações. 

Versão original dos Bee Gees

04 Sandy - Bad Boy

Sandra Chambre, ou simplesmente Sandy, é uma cantora britânica de estúdio. Ela foi muito requisitada nos anos 90 cantando em vários projetos de dance music com nomes diferentes. Um desses projetos foi o Corona, onde ela cantou quase todas as faixas do primeiro álbum (exceto The Rhythm of The Night) e todas as faixas do segundo álbum. Ela também cantava com o Double You em algumas músicas. Aqui, a música Bad Boy é creditada a ela, coisa que não acontecia nos demais projetos afim de deixar a cantora anônima. Para mim, Sandra Chambre é um dos grandes nomes da dance music dos anos 90. 

05 Carlos Oliva y Los Sobrinos - Macarena

Se tem uma música que foi sucesso no ano de 1996 de janeiro a dezembro, esse sucesso foi Macarena. A versão aqui é um cover cantado por Carlos Oliva y Los Sobrinos, porém foi o grupo Los del Rio que popularizou o hit. A música é de 1995, mas atingiu seu auge em 1996. Até coriografia para essa música teve. A dança Macarena foi criada por uma instrutora de flamenco que era da Venezuela. Macarena teve vários covers e ganhou até uma versão brasileira cantada pelo Banana Split.

Versão brasileira de Macarena

06 Dj Bobo - Freedom

O alemão DJ Bobo emplacou vários sucesso no cenário dance dos anos 90. Freedom é tão somente mais um desses sucessos. DJ Bobo fazia o rapper nas músicas e o refrão contava com vocais femininos. Era assim que a coisa funcionava em muitos projetos de dance music dos anos 90.

07 Tale - Never ending story

Essa música é um cover do sucesso Never ending story do cantor britânico Christopher Hamill, ou simplesmente Limahl, como era conhecido. A música original foi um sucesso em 1984 e foi tema de um filme com o mesmo nome, Never Ending Story, lançado no mesmo ano. O projeto Tale regravou essa música em uma versão dance usando as batidas de Saturday Night (Whigfield). Ficou bem legal. Eu, pessoalmente, só ouvi essa versão nesa coletânea. Acho que nem foi tocada nas rádios.

Versão original


08 Montell Jordan - This is how we do it

Montell Jordan é um cantor e compositor americano de hip hop. A música This is how we do it foi lançada em 1995. A música não é do gênero dance music, mas é legal.

09 Alexia feat Doble You - Me and you

Esse foi o primeiro single de Alexia em carreira solo lançado em 1995. Nessa música, há uma pequena participação de Double You. Alexia já participou de algumas músicas do grupo Double you, assim como foi vocalista do ICE MC, Fourteen-14, Due, etc... Dessa vez foi o contrário, o amigo William Naraine (vocalista do Double You) deu uma forcinha no primeiro single de Alexia.

10 Kleph & Lock - I am Kleph

Não conheço esse projeto, mas o jeito deles cantarem nessa música lembra muito 20 Fingers em Short dick man. A letra da música I am Kleph é bem assanhadinha:  I am Kleph and I'm bitch (Sou Kleph e sou vadia).

11 Ultra Naté - Party Girl

Ultra Naté é uma cantora norte americana de R&B e House music. Aqui no Brasil, ela ficou conhecida em 1997 com a música Free. Party Girl eu não conhecia, pois não foi tocada por aqui. Só conheci essa música por essa coletânea. Ela tem a voz muito afinada!!!!

12 Gottsha - Break out

Esse foi o segundo single da cantora carioca Gottsha. A música fez tanto sucesso que entrou até para a trilha sonora do segundo CD de Malhação, além de sair em outras coletâneas. A música Break out contou com um vídeoclipe. A parte do rapper usanda na música é um sample. No clipe, aparece o Makelele do pânico fazendo o papel do Rapper, mas ele está apenas dublando os vocais do rapper Asher Senator. Por Makelele ser amigo da Gottsha, foi convidado para fazer essa dublagem no clipe. O vídeoclipe está bem legal. Essa música faz parte de seu único álbum, No one to answer.
Obs: No encarte do CD Disco 96 está escrito Breackout, mas o correto é Break out

Vídeoclipe de Break out

Vocais do rapper Asher Senator, só para conferir a voz do verdadeiro rapper de Break out.

13 XL Singleton - hang on snoopy

O vocalista é o cantor nova iorquino de rap  Eric Singleton. Só conheci essa música por essa coletânea.

14 Los Locos - Tiburon

Essa faixa é um cover da música El Tiburon do grupo domenicano-americano Proyecto Uno. Esse cover na voz dos Los Locos fez muito sucesso entre 1995 e 1996. A música é uma mistura de ritmos como Merengue e dance. Los Locos é um grupo espanhol de música eletrônica, dance e pop. Até a música do Michel Teló, Aí Se Eu Te Pego, eles já regravaram em 2014.

Versão original de El Tiburon


Para baixar esse cd, clique no botão abaixo. .



Para ouvir esse cd pelo youtube, é só clicar no link abaixo:

E esse foi o segundo e último cd dessa coletânea da Som Livre. Na internet há informações sobre um cd de dance chamado Disco '97, lançado em 1997 na Indonésia, mas nada tem a ver com as coletâneas de dance music da Som Livre, portanto, não se trata da sequência dessa coletânea.

Nota 8,1 para essa coletânea. O cd físico tenho até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spotlight Promo DJ 96

  Spotlight Promo DJ 96 , a última postagem do blog Há exatamente 4 anos atrás, no auge da pandemia do Covid19, eu dava início a esse projet...