domingo, 24 de abril de 2022

Missing

 Missing, uma das batidas mais sampleada dos anos 90


Em 1995, uma batida diferente chamou a atenção dos ouvintes de dance music. Era uma batida que envolvia, além de teclados, acordes de violão. Era algo bem diferente das batidas dance que estávamos acostumados a ouvir naquele meados de anos 90. A música que inaugurou essa batida foi Missing, do grupo Everything But The Girl (EBTG). Devido ao sucesso dessa versão, essa batida levou o nome de batida Missing. Lembrando que essa não era a versão original da música. Um DJ americano chamado Toddy Terry pegou a música Missing e remixou com essa batida, que virou sua assinatura.


Versão original da música Missing

https://www.youtube.com/watch?v=U56Ns66Qrb8&ab_channel=EverythingButTheGirl

A versão original é mais lentinha do que a remixada.

Versão remixada por Toddy Terry

https://www.youtube.com/watch?v=Uq12fWwOz3Q&ab_channel=EverythingButTheGirl-Topic

Não demorou muito para que outras produções surgissem usando essa mesma batida. Aqui vai uma listinha de algumas músicas que usaram a batida missing:

Alexia – Number One

Street noise - Horse With No Name

DC Project – Mary’s Prayer

Nell – Better Life

Real System – There is no more love

Island - One Day

Dama- Beautiful Ones

No Mercy - Where do you go

Just Luis - American Pie RMX

Datura- Voo-Doo believe

Elena Becker- Woman

Karina - Vidas Nuevas

Ian Lex - I Believe in Love

A lista é muito grande para poder colocar todas as músicas que usaram essa batida. Esses são só alguns exemplos. Às vezes a batida era acelerada como no caso de Mary’s Prayer do DC Project, ou levemente modificada em alguns casos. 

O que muita gente não sabe é que essa batida é sampleada, ou seja, nenhum dos produtores que usaram essa batida conseguiram reproduzir a mesma em estúdio. É praticamente um ctrl C ctrl V da batida criada por Toddy Terry. Essa foi uma façanha que só ele conseguiu. No single de Missing, há uma faixa chamada Tee's Beat, que é praticamente a versão instrumental com cada trecho bem separado, pronto para ser sampleado por outros produtores. E foi com essa faixa que os demais produtores copiaram a batida Missing. Confira a faixa no link abaixo.

Sample da batida missing sem vocais - Missing (Tee's Beat) 

https://www.youtube.com/watch?v=C74f4GhmRbA

É, nada se cria, tudo se copia. Eu adoro essa batida. Me faz até relaxar.

Um comentário:

  1. Minha favorita não está na sua lista: "Life" da Helena, faixa 8 do CD1 Lo + Duro 6 de 1998 - RECOMENDO!

    ResponderExcluir

Spotlight Promo DJ 96

  Spotlight Promo DJ 96 , a última postagem do blog Há exatamente 4 anos atrás, no auge da pandemia do Covid19, eu dava início a esse projet...