sábado, 14 de novembro de 2020

Dr. Alban - Greatest hits

 O CD duplo com os grandes sucessos do artista sueco nigeriano

Bem vindos a mais uma postagem. Vamos abordar hoje a coletânea dos grandes sucessos desse artista que, com seu jeito peculiar de cantar, conquistou as pistas de dança nos anos 90. Estou falando de Alban Uzoma Nwapa, o Dr. Alban. Ele nasceu na Nigéria, mas foi criado na Suécia, obtendo nacionalidade do país que o acolheu. Seu estilo musical é uma mistura de Eurodance com Raggae e Hip Hop. Seu primeiro hit aqui no Brasil foi No Coke, bem no início dos anos 90. Na época, o jeito dele de cantar me chamou atenção principalmente pelo sotaque (e eu nem sabia inglês nessa época). Depois veio Sing Halleluia em 1993 seguido do sucesso It’s my life, também em 93. Para mim, a música It’s my life representa muito o ano de 1993.  No ano seguinte, em 1994, veio outros sucessos como Look who’s talking e let the beat go on. Nesses hits, há a participação da também sueca Nana Hedin (a vocalista do projeto E-Type). No canal O Som do K7 há mais informações sobre ela (o link encontra-se abaixo desse texto). Apesar de ter sido criado na Suécia, ele nunca esqueceu suas raízes. As músicas Born In Africa e Hello Africa é uma prova disso. Até na música árabe ele já deu sua contribuição com a música Habibi com participação de uma cantora chamada Melissa. Na faixa I Wanna Know (CD1) tem a participação da cantora Efti. Nos anos 90 ela fez parte do trio Midi Maxi & Efti que estourou nas paradas com a música Bad Bad Boys. As 3 eram refugiadas na Suécia. 

Curiosidade: Dizem que nos anos 90 Dr. Alban foi namorado da Linn, a loirinha do Ace of Base. Hoje em dia ele é casado com uma médica suéca e tem duas filhas também suécas.

Informações sobre Nana Hedin, backing vocal de Dr. Alban no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ix0IJjW__gs&ab_channel=OSomdok7

Sobre a coletânea Dr. Alban - Greatest hits, trata-se de um CD duplo contendo os maiores sucessos de Dr. Alban assim como algumas faixas inéditas. O lançamento foi em 2008 pelas gravadoras Star Mark e Sony BMG Music Entertainment. O CD1 tem 21 faixas e o CD2 tem 20 faixas. Eu diria que é um verdadeiro resumo da carreira de Dr. Alban.

Capa do CD Dr. Alban - Greatest hits



Contra capa acima com a playlist dos dois CDs.

Não tenho um CD preferido. Os dois estão bons. Algumas músicas dele eu só conheci ao ouvir essa coletânea e todas me agradaram, porém minhas faixas preferidas são as que tocaram aqui no Brasil. Gosto muito do sotaque dele quando ele canta em inglês. No início, achava até que ele fosse jamaicano.  

Quem gosta de música eletrônica e ainda não conhece o trabalho de Dr. Alban, aproveita e baixa essa coletânea. Como já disse, é um resumo da carreira desse artista. Quem já conhece, baixa para a coleção.

E para baixar, o procedimento é o de sempre. 


6 comentários:

Spotlight Promo DJ 96

  Spotlight Promo DJ 96 , a última postagem do blog Há exatamente 4 anos atrás, no auge da pandemia do Covid19, eu dava início a esse projet...