O LP Festa Funk de 1992
O início dos anos 90 foi marcado pela presença
do Freestyle que embalou as discotecas e bailes funks da época. Como o funk
estava em alta (nada a ver com o funk de hoje), o Freestyle acabou sendo incorporado nesse estilo musical. A dificuldade dos ouvintes em entender inglês para pedir as músicas
nas rádios fez com que as músicas de Freestyle da época fossem batizadas de melôs.
Tinha melô de tudo que era tema. Nessa época, esse estilo musical era apelidado de "balanço". Em 1992, a som livre lançou uma coletânea que
resume bem esse momento. A coletânea se chamava Festa Funk, que era uma mistura
de Funk e Freestyle lançada em LP, mas também podia ser encontrada em K7 e CD.
A mesma tinha 10 faixas, o que na época, era pouco para uma coletânea se
comparada com a segunda metade dos anos 90. Um comercial para esse LP foi passado na TV para divulgação do mesmo. As
músicas dessa coletânea eram executadas em rádios que tinham algum quadro de
música funk. Nas rádios de estilo dance music, elas não foram tocadas.
Capa do LP Festa Funk
Contra capa do LP destacando os lados A e B.
Lado A
A primeira faixa é nada mais nada menos que Lil
Suzy - Take Me In Your Arms ou melô da mimosa, se preferir. Essa faixa foi uma
produção de Tony Garcia e trata-se de um freestyle melódico e dançante ao mesmo
tempo. Foi um verdadeiro sucesso em 1992. Depois tem P.O.L.O. Crew - Polo's In
Effect ou melô do velório. Sabe-se lá por que batizaram essa música assim. A
música tem uma batida marcante do funk da época e traz um rapper nos vocais. Na
sequência, tem Rodney O & Joe Cooley - Let's Have Some Fun ou Melô do
Barroso como ficou conhecida. Novamente há a presença de um rapper e uma batida
característica do funk da primeira metade dos anos 90. A próxima faixa é um
clássico do funk daquele ano. A faixa é Bass Masters - 2.0 Master Mix. A batida
dessa música era bastante sampleada naquela época. E o teclado? Que
nostalgia!!!! A música é quase toda instrumental e continha pequenos samples de
funks da época. A última faixa do lado A é a Def Soul - Addicted to Rap que
ficou conhecida como melô da garrafinha justamente pelo som de garrafinhas
contida na música.
Lado B
O lado B começa com Next Generation - You a
Tease (Melô do Titio). É uma música praticamente instrumental. Na época,
músicas instrumentais eram uma forte tendência nesse estilo musical para
valorizar mais os teclados eletrônicos e batidões. A segunda faixa do lado B é Jamie
Juptor - Computer Power (Melô Da California). É uma música toda instrumental. A
terceira faixa é Fresh Celeste ft. M4 Sers - Get It Boy, que pra mim é a melhor
faixa desse LP. Essa tocou demais em 1992. O refrão é totalmente grudento e não
sai da cabeça de quem escuta essa música. Essa faixa tem vocais de um homem e
uma mulher. Além disso, nessa música foi usado um sample do hit Notorious do
Duran Duran. A próxima faixa é Dj Battery Brain - 1. 8 Volt-Mix que também é
uma música instrumental. Essa faixa foi muito tocada na primeira metade dos
anos 90, porém somente em rádios do gênero, ou seja, o funk. E
para fechar esse LP, outra faixa do Bass Masters que se chama We Love Soul. A
música é quase toda instrumental. Como você já deve ter percebido, essa
coletânea apostou muito em músicas instrumentais.
Esse LP é considerado uma relíquia! Para baixá-lo, é só clicar no botão abaixo.
Para saber mais sobre a história das melôs, assista ao vídeo abaixo do canal O Som do K7. Erik Rizzatto fez uma super entrevista com o Dj Magoo e ele conta toda essa prática das melôs. Hoje em dia o termo caiu em desuso.
https://www.youtube.com/watch?v=8EqG2YtI4qA&t=2s&ab_channel=OSomdok7
O LP Festa Funk teve um volume dois, que será o tema da próxima postagem.
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