sábado, 17 de outubro de 2020

Dance Hits Radio Cidade FM 95.5 Fortaleza

 O CD da Rádio Cidade de Fortaleza

Chegamos a postagem de nº 60 desse Blog e para homenagear a minha cidade, hoje vou falar sobre uma coletânea de uma rádio daqui de Fortaleza. Trata-se da Rádio Cidade FM 95,5. Na época aqui tinha duas rádios com esse mesmo nome que tocava dance music, diferenciando somente na frequência. A outra era a Rádio Cidade 99,1 e eu também era ouvinte dela. Nos anos 90 essa rádio (95,5) contribuiu muito com a divulgação da dance music aqui em Fortaleza. Gostava muito de sua programação, principalmente de um quadro chamado Nocaute da Cidade, onde eles colocavam duas músicas para tocar e pediam para que os ouvintes ligassem para a rádio votando em uma das duas músicas. A mais votada tocava novamente sem cortes. Comecei a ser ouvinte dessa rádio em 1992 e passei boa parte dos anos 90 curtindo sua programação. Sempre acompanhava seus lançamentos. Tinha música dance que era lançada primeiro na Rádio Cidade 95,5 para só depois ser tocadas nas demais. Em 1996 eles lançaram uma coletânea chamada Dance Hits. O lançamento foi feito pela Spotlight Records e tinha 14 faixas com as músicas de sua programação. Não sei se esse foi o primeiro CD lançado pela rádio, mas com certeza foi um dos primeiros.

Capa do CD Dance Hits da Rádio Cidade FM 95,5 de Fortaleza. O projeto gráfico é de Patrícia Borba.



Contra capa acima com a playlist. A seleção de repertório ficou a cargo dos DJs da cidade.

A primeira faixa desse CD é uma mixagem de várias músicas chamada Melody Mix do DJ Silvio de Paula & MC Rap. Tem até umas vinhetas da Radio Cidade juntas nessa faixa. Tem também Double You com If you say goodbye, que tocou muito por aqui naquele ano. Mr. Jam também marcou presença nessa coletânea com sua Celebration, sucesso absoluto por aqui. Celebration foi lançada quase que ao mesmo tempo que The Shining Light, também desse mesmo projeto. Era engraçado ver as duas músicas fazerem sucesso ao mesmo tempo! A brasileira Claudja também está presente nessa coletânea com uma música chamada Back to the real love. Essa não foi todaca por aqui, diferentemente de Brand new day, que foi um sucesso estrondoso em minha cidade. Apesar disso, gostei muito dessa Back to the real love. Não é um dance, mas é uma música legal para ouvir. Sem falar que a voz dela é muito bonita. Hoje em dia a artista segue com outro nome (Kacau Gomes) e canta outro estilo de música, além de atuar como dubladora. A faixa Sin porqué é da argentina Karina. Essa faixa fez sucesso por aqui, mas nem tanto quanto vidas nuevas. Shauna Davis e sua Get away também foi executada por aqui. A música tem uma batida legal (nem muito rápida, nem lenta). A cantora italiana Taleesa fez muito sucesso por aqui com sua Falling in love, tanto que foi faixa em várias coletâneas da época, inclusive nesse CD da Rádio Cidade. A música tem uma batida eurodance bem característica daquele ano. Quando escuto essa música, viajo no tempo para 1996. O projeto brasileiro Sect fez muito sucesso por aqui também. A faixa I can’t stop loving you não foi tão executada quanto às demais que fizeram sucesso desse mesmo projeto, mas agradou também. Ondina e sua Into the night também faz parte desse CD e tocou muito por aqui. Até hoje sou curioso para saber quem era a vocalista. Já a faixa Walking in rhythm do Shy Guy eu não me recordo dela. Só conheci quando ouvi essa coletânea pela primeira vez. Hey DJ, don’t be afraid da Barbara Becker é outra faixa que não me lembro de ser tocada na rádio. Ela tem uma batida Freestyle que lembra muito Set U Free do Planet Soul. Falling into my love do Black Box se foi tocada, foi muito pouco, pois também não me recordo de ouvir essa música na época. Só me lembro dela nas coletâneas. Another crack in my heart do projeto Fourteen-14 foi sucesso por aqui e tocou muito na programação dessa rádio. Esse foi o terceiro single do Fourteen-14 a fazer sucesso. A vocalista nessa música já não é mais a Alexia. Dizem que é a Nell, de Better life, mas isso eu não posso confirmar. A última faixa é Mamma mia da Julia J. A música é um cover do Abba. A original fez sucesso em 1975. A vocalista nesse cover é a Julia Helen ST Louis, a mesma que cantava Beautiful ones no projeto Dama. Só descobri isso esse ano pelo blog do Rikardo. Vou deixar o link abaixo para quem quiser saber mais sobre a cantora Julia ST Louis.

Entrevista com Julia ST Louis no Blog do Rikardo.

https://rikardomusic.blogspot.com/2020/07/julia-st-louis-voz-dos-projetos-dama.html

Mamma mia na voz de Abba (1975).

https://www.youtube.com/watch?v=RqC2QlWGnkk 

Para baixar o CD, o procedimento é o de sempre.


Algum tempo depois do lançamento dessa coletânea, comprei o CD físico. Tenho até hoje aqui em casa e guardo com muito carinho. Para mim, foi um trabalho muito bem feito.

Nos anos 90, as rádios que tocavam dance music aqui em Fortaleza eram: Cidade 95.5, Cidade 99.1, Transamérica e Jovem Pan, todas FM. Depois que a Transamerica (a de Fortaleza) foi comprada por Edir Macedo, em meados dos anos 90, ficaram só as outras 3 para ouvir dance music. De vez em quando até as rádios que só tocavam forró tocavam também algum sucesso de eurodance que estava estourado na cidade. E às vezes até as rádios AM também tocavam esse estilo de música. Realmente a eurodance foi um fenômeno estrondoso nos anos 90. Hoje só restam as recordações: canais no youtube e blogs como esse meu sobre o assunto. Quando essa geração que viveu os anos 90 passar, talvez a eurodance será esquecida. Sendo assim, deixo esse registro aqui no Blog. Amo Eurodance!!!!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Vitória ES, tbm tinha uma rádio Cidade e com um quadro de mesmo nome. Era a melhor pra ouvir Eurodance. Muitas saudades dessa época.

    ResponderExcluir

Spotlight Promo DJ 96

  Spotlight Promo DJ 96 , a última postagem do blog Há exatamente 4 anos atrás, no auge da pandemia do Covid19, eu dava início a esse projet...